Se você acha que a culinária japonesa se resume apenas a sushi e sashimi, está perdendo uma grande parte do enorme número de pratos que fazem parte do Washoku, como é chama no Japão e culinária local.
A culinária do Japão é composta, além dos mundialmente famosos sushis, por uma grande variedade de pratos de massa, diversos pratos baseados em caldo, frituras deliciosas, tanto de carnes como de verduras, tudo isso com um tempero único, quase sempre usando os sabores do mar, com peixes, frutos do mar e algas.
A seguir, temos um vídeo mostrando 5 restaurantes bem diferentes do que estamos acostumados a ver da culinária japonesa!
Vale lembrar que a culinária japonesa, além de variados pratos, também possui o fator de temporada. As 4 estações possuem ingredientes únicos, e isso afeta bastante a criação dos pratos.
Outro fator importante pra diversidade de pratos é a questão das regiões. O Japão é um país montanhoso, e na antiguidade era muito difícil o deslocamennto de uma região pra outra. Da inacessibilidade de cada região nasceram várias culturas diferenciadas, e isso inclui a culinária.
Em breve, abordaremos cada prato individualmente, trazendo informações específicas de cada um, e quem sabe, até receitas e dicas de como fazer, mesmo estando no Brasil!